Disciplina: Estudos da forma
Professores: Gisele Pinna, Haraldo Hauer, Norimar Ferrero.
“ É utilizando curvas desenvoltas e magistrais que Oscar Niemeyer ergue formas imateriais e transparentes. Livres e fluidas, equilibradas apesar da veemência do seu impulso, elas alternam delicadamente com faces de sombra e de luz modelando seu concreto com uma total compreensão: o arquiteto, escultor do espaço, harmoniza espontaneamente valores culturais e valores espaciais ”(PETIT, Jean. Niemeyer: poeta na arquitetura. s.l.:FidiaEdizione d'Arte, c1995. p. 88).
OBJETIVO
Criação de uma composição volumétrica não arquitetônica, que tivesse referência a produção formal do arquiteto Oscar Niemeyer.
CARACTERÍSTICAS DO ARQUITETO
• Forte identidade formal. presença de estruturas formais claras como base da organização dos seus projetos;
• Número de elementos em seus projetos é sempre limitado;
•Obra altamente sintética, fácil de entender e de memorizar;
• Característica icônica das formas criadas;
• Utilização de formas elementares, isoladamente ou em conjunto
EXPLICAÇÃO
O volume criado afim de representar a identidade do arquiteto, conta com algumas das suas principais características.
É constituído por três elementos espaçadamente dispostos em plano, sendo o componente principal constituído por duas lâminas, curvas e assimétricas, simbolizando a força dos elementos das natureza. tal elemento faz alusão a o principio de escultura sobre plataforma presente em diversas obras do arquiteto.
Em contraposição existe um elemento estático com linhas retas, tal elemento pressupõe possuir menor importância devido à questão de hierarquia.
Já o terceiro, também curvo mas com complexidade menor tem sua face externa sóbria e branca, o destaque é indicado na parte interna com a cor vermelha, cor presente em projetos como o teatro do Parque Ibirapuera e memorial o memorial da américa latina.