Bicicleteca

Alunos: Vanessa Vaccari 
Disciplina: Projeto de Arquitetura I 
Tema: Bicicleteca


A edificação está localizada na cidade de Curitiba – PR, no bairro Campo Comprido, próximo ao terminal Campo Comprido, o qual encontra-se entre as ruas Deputado Heitor Alencar Furtado e as canaletas. A proposta desenvolvida é uma bicicleteca, o público alvo são universitários, trabalhadores e moradores da região. Analisando o terreno, a visão com mais relevância é a fachada que tem uma perspectiva tendendo ao infinito, portanto os acessos verticais e espaços de leituras foram programados para desfrutar dessa paisagem.
O fluxo de ônibus é intenso nessa região, com isso os acessos mais viáveis são as travessias elevadas, nas ruas paralelas às canaleta. Os acessos estão distribuídos, um está na frente da edificação, atendendo ao público que está no terminal, com acesso principal aos banheiros, recepção, acessos verticais e bicicletário. Outros dois acessos na parte posterior contando com mais segurança para os ciclistas e com acesso principal somente para o bicicletário.
O formato H da edificação proporciona uma maior dissipação da iluminação solar. Nesta obra a setorização dos ambientes foi programada para que a parte privada, o qual terá maior permanência situa-se na fachada Noroeste, cuja insolação é maior e a parte pública de menor permanência fica na fachada Sudeste, com menos incidência da luz solar.
A biblioteca funciona de forma livre com doações e empréstimos de livros, como nas tubotecas. O espaço de leitura concentra-se no pavimento superior, o qual é dividido em espaço infantil e adulto. O infantil é mais colorido para proporcionar alegria. O adulto conta com um ambiente mais acolhedor. O local de leitura ao ar livre dos adultos concentra-se na fachada Sudoeste, pois o próprio pavimento superior abafa ruídos do terminal. O bicicletário é composto por 9 bicicletas e 5 externas para locação e 4 para armazenamento de bicicletas particulares.