Tema Integrado: Residência Unifamiliar

Aluno: Fernanda Broto Follador
Disciplina: Ateliê de Projeto III
Preofessores: Marilice Casagrande, Marcos Bertoldi, Thaís Saboia Martins


A residência fica localizada no Bairro Jardim Schaffer, na esquina das ruas Francisco Schaffer e Pianista Luiz Thomaszeck. Dentre as principais atrações do entorno estão o Bosque do Alemão, situado quase que em frente ao terreno proposto.

A residência totalizou uma área de 310 m² e foi implantado a partir de uma pequena modificação no terreno, que possibilitou a criação de um platô onde a casa foi inserida.
Propôs-se então uma residência divida em 2 partes mais especificamente, uma barra mais maciça que se repete verticalmente e que contempla as áreas de serviços, e uma área mais permeável, que abriga as áreas mais nobres da casa, em integração com o exterior.

Estruturalmente o projeto se dá a partir de paredes que são auto-portantes que sustentam o pavimento superior e o vão maior é possível a partir da aplicação uma laje nervurada de concreto com 40 cm de espessura. Nas barras de serviços o material utilizado foi a pedra ardósia bruta e nas demais áreas a alvenaria na cor branca.

O paisagismo criado proporcionou uma entrada dos pedestres valorizada e a entrada de veículos é ladeada por palmeiras imperiais. A vista da cozinha através de uma ampla abertura é filtrada para a área da entrada dos veículos por uma vegetação de médio porte.


A área externa conta com uma piscina que pode se integrar totalmente aos ambientes de sala e foi criado ainda uma área de deck com 2 espaços: um ao lado da piscina e o outro uma área de estar situada na parte mais alta do terreno que possibilita um espaço de contemplação dos ipês amarelos, situados nessa porção. O muro dos fundos recebe uma vegetação que salienta uma sensação de profundidade, de diluição das divisas.




Os dormitórios estão orientados à nordeste, recebendo uma boa porção de aquecimento solar e iluminação natural aos ambientes.  Em todo o pavimento superior as janelas receberam um tratamento especial: tem vidro de dupla camada e com veneziana integrada que permite um maior conforto aos residentes, uma vez que permite um melhor controle de entrada de luz e energia solar. O recuo das janelas em relação à fachada também possibilita uma maior sombreamento no interior.
As aberturas para os dois lados do pavimento superior também possibilitam uma ventilação cruzada, diminuindo a carga térmica.









                                     


Nas imagens da simulação do trajeto solar e o sombreamento que este produz sobre a edificação observa-se que a porção frontal da casa recebe principalmente a insolação da manhã, quanto a porção posterior, onde fica a piscina é contemplada com o sol da tarde, tanto no verão quanto no inverno.

























(13505)